domingo, 3 de fevereiro de 2013

'Boa convivência possibilita isso', diz Jorge Viana sobre eleição no Senado


O senador do Acre foi eleito 1º vice-presidente da Casa com 65 votos.
Ele preside a Mesa ao lado de Renan Calheiros e Romero Jucá.

Senador Jorge Viana comenta eleição no Senado (Foto: Rayssa Natani/G1)Senador Jorge Viana comentou sua eleição
no Senado (Foto: Rayssa Natani/G1)
Indicado pela bancada do PT, o senador Jorge Viana (PT-AC) foi eleito 1º vice-presidente do Senado com 65 votos, nesta sexta-feira (1). Em coletiva, neste sábado (2), em Rio Branco, capital do Acre, o senador destacou que a 'boa convivência' e a conquista do respeito entre os colegas do Senado foram alguns dos fatores que possibilitaram isso.
"Graças a Deus, em dois anos construí isso, um ambiente de boa convivência", diz o senador. Ele acredita que a relatoria do Código Florestal também somou pontos a seu favor.  "O Código Florestal foi uma das matérias mais difíceis que tramitou recentemente. Ele tendo tido o tratamento que teve, me ajudou a ganhar o respeito dos colegas", ressalta.
Jorge Viana compõe a presidência da Mesa do Senado ao lado de Renan Calheiros (PMDB-AL), eleito presidente, com 56 votos, contra Pedro Taques (PDT-MT), que obteve 18 votos. Calheiros substitui o presidente José Sarney (PMDB-AP). Romero Jucá (PMDB-RR), foi eleito 2º vice-presidente, com 65 votos.
'Frutos' de Marina Silva
"Ocupar um cargo desse é muito em função do prestígio que o Acre alcançou com Marina Silva no Senado", diz Jorge. Ele ressalta que nos últimos dez anos o Acre esteve por quatro vezes na 1ª vice-presidência do Senado. O primeiro a ocupar o cargo por duas vezes foi Tião Viana, atual governador do Acre. Em seguida, o senador Anibal Diniz (PT-AC).
Para o governador Tião Viana (PT-AC), a indicação de Jorge foi um 'reconhecimento do PT nacional' para com o Acre e com o nome do senador. "É uma enorme oportunidade de acesso às reivindicações éticas e de desenvolvimento que o Acre busca", diz.
Perfil
Jorge Viana (53) é formado em Engenharia florestal pela Universidade de Brasília (UnB). Foi relator do Código Florestal no Senado e está em seu primeiro mandato como senador. Foi eleito, em 1992, como prefeito de Rio Branco, capital do Acre, e governador do estado em 1998, sendo reeleito em 2002.

Nenhum comentário: